31 de Outubro
Hoje foi dia de apresentações, de lançar algumas ideias de autores e de livros a descobrir, numa conversa solta.
E como é preciso começar, foi lançada a proposta para a próxima sessão que vai ocorrer a 28 de Novembro. O livro escolhido será “Caro Professor Germain” de Albert Camus, uma resenha de cartas trocadas entre o aluno e o querido professor que acreditou nas potencialidades do jovem e pobre Albert. Sem este apoio precioso, Camus dificilmente teria conseguido continuar os estudos e vir a ser o grande escritor que em 1957 recebeu o Prémio Nobel da Literatura.
Seguidamente, foi feita uma apresentação do projecto Livro Livre do PNL, comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril. Foram distribuídos livros entre os presentes de modo a perceberem melhor o objectivo da proposta que foi feita à UNISSEIXAL de participar na construção de livros livres pelos alunos sénior. A nível do concelho do Seixal onde o projecto-piloto foi lançado, foram feitos convites à UNISSEIXAL, à Escola Básica 2, 3 Paulo da Gama e à Escola Secundária de Amora. Trata-se de um projecto de recolha da memória, intergeracional, abordando o antes e o depois do 25 de Abril, através da recolha de testemunhos. Questões como a guerra colonial, a descolonização, o difícil caminho que foi e tem sido a construção da democracia, as primeiras eleições livres, a Constituição e as conquistas fundamentais são os ingredientes deste Livro Livre, a ser construído, a nível da produção escrita e artística por cada um e cada uma das pessoas que queiram aceitar o desafio.
Aguarda-se a aceitação do desafio e analisar-se-á na próxima sessão que avanços já foram feitos, tendo em conta que os livros deverão estar “completados” em finais de Janeiro para uma exposição e sessão pública com todos os intervenientes das três instituições convidadas para este projecto-piloto.